segunda-feira, 4 de julho de 2011

Teoria Orgânica

Teoria Orgânica
Organismos vivos principalmente formados por planctos,plantas e bactérias vão morrendo e seus restos depositados em conjunto e carregados pelos rios, mares e lagos; com a matéria rica em gordura,proteínas e carboedratos, estando em áreas desprovidas de oxigénio, as gorduras são atacadas por bactérias anaeróbicas ocasionando uma transformação termordinamica da matéria orgânica formando o petróleo, essas ocorrencias são separadas em: diagênise,catagênise,metagênise,metámorfismo.
 Na diagênise a atividade microbiana é o principal agente de transformação, em pequenas profundidades sendo a matéria nessa fase consistente de querogênio com a rocha geradora sendo considerada inativa a temperatura base para o ocorrência desse fenômeno  é até 65°C , gerando metano bioquímico e biogênico.
  Para a catagênise, ai já se tem um aumento de temperatura que vai ter suas ocorrências nas fases de 65°C até 165°C com a quebra do querogêno, formando hidrocarbonetos liguidos e gás, suas rochas geradoras consideradas naturais, assim tento formação de oléo e gás umido.
  Com a profundidade grande, ocorre a quebra do hidrocaboneto liquido, formando o gás seco,as rochas geradoras agora denominadas de semis o subinativas, em temperaturas entre 165°C até 210°C essa transformação para o gás seco é classificada como metagênise.
 Quando a temperatura ultrapassa os 210°C  quebra o hidrocarboneto e forma o gás carbonico gerando o gás carbónico e alguns resíduos de gás metano.Temos ai o metármorfismo.
Porém esse conhecimento é denominado como teoria, pois ainda é motivo de especulação para o muitos especialista,nos estudos aponta fortes indícios de erro e que a mais viável seria a a inorgânica. Mas mais racional das terias seria então não desconsiderá nem uma nem outra, sim atentarmos para os pontos fortes de cada uma e analisar que essa junção daria sim o complemento para ambas.

Nenhum comentário: